Artigos


Teste do pezinho: saiba mais sobre o exame e como cuidar da saúde do bebê
Quando um bebê nasce, existe uma série de cuidados que precisam ser tomados a fim de garantir sua boa saúde. Um dos mais importantes é o teste do pezinho, realizado entre o 2º e o 5º dia depois do nascimento. O exame não tem riscos e é capaz de detectar centenas de doenças em sua …

Continuar lendo

Infecção pela bactéria H. Pylori
Descoberta em 1983 na Austrália, a bactéria chamada Helicobacter pylori é um bacilo Gram negativo, com inúmeros fatores de virulência e que coloniza a mucosa gástrica (estômago). Esta bactéria tem como uma de suas características a capacidade de interagir com a célula do hospedeiro de forma a garantir sua permanência por longo tempo no organismo. …

Continuar lendo

AIDS – Síndrome da imunodeficiência humana
A AIDS é a sigla em inglês para Síndrome de Imunodeficiência Adquirida, doença causada pelo vírus HIV (vírus da Imunodeficiência Humana), isolado pela primeira vez em 1983 por Montaigner, na França, e Robert Gallo, nos EUA. O HIV é um retrovírus, classificado na subfamília dos Lentiviridae que ataca as células do sistema imunológico, responsável por …

Continuar lendo

Trombose venosa profunda (TVP) e viagem
A trombose venosa profunda (TVP) ocorre quando há formação de coágulos no interior das veias, ocasionando uma obstrução à passagem do sangue. As veias mais comumente acometidas são as das pernas (+/- 90% dos casos) e mais frequentemente as das panturrilhas (“batata” da perna). Os sintomas mais frequentes são dor, edema (inchaço) e vermelhidão do …

Continuar lendo

Saúde do Homem
Várias pesquisas têm sido realizadas para entender porque os homens evitam consultas médicas. Os resultados apontam para três principais fatores: medo, síndrome de super-herói e a aparência de vulnerabilidade. Os homens querem se ver sempre fortes e capazes de lidar com qualquer coisa. Consideram que ir ao médico é uma fraqueza e não gostam de …

Continuar lendo

Câncer de mama no Brasil
O câncer de mama, mais incidente entre as mulheres em todo o mundo, é considerado de relativo bom prognóstico, quando confirmado e tratado precocemente. Os melhores resultados estão relacionados ao diagnóstico precoce por mamografia, sendo este exame um método eficaz de rastreamento populacional. No Brasil, as estimativas de incidência de câncer de mama para 2019 …

Continuar lendo

Influenza – A incerteza de uma futura pandemia
Surtos epidêmicos de influenza de gravidade variável são registrados mundialmente e têm ocorrido de maneira sistemática a cada 1 a 3 anos, predominantemente no inverno. Se por um lado a influenza sazonal é considerada uma doença comum entre a população, por outro lado existe uma grande apreensão quanto ao surgimento de uma nova pandemia. As …

Continuar lendo

Febre Reumática – Prevenção, tratamento e expectativa pela chegada de uma vacina
A febre reumática é uma doença multissistêmica decorrente de uma resposta auto-imune pelo Streptococcus sp. beta-hemolítico do grupo A em pacientes geneticamente predispostos. Ainda é uma doença prevalente nos dias atuais podendo acometer 3 % dos pacientes que desenvolveram faringoamigdalite por esta bactéria e que não foram adequadamente tratados. Caracteriza-se pelo envolvimento do tecido conjuntivo …

Continuar lendo

Sarampo – Saiba mais sobre a doença
  O sarampo é uma doença infecto-contagiosa, causada por um vírus da família Paramyxovirus do gênero Morbillivirus, apresenta alta taxa de transmissão, possui distribuição global, podendo contagiar ambos os sexos e atinge desde crianças a jovens adultos…

Continuar lendo

Entenda a diferença entre intolerância e alergia
O sistema imunológico intestinal é o maior e o mais importante de todo o organismo. Cerca de 80% das reações imunológicas se originam dele, que garante uma barreira quase intransponível contra alguns agentes patogênicos, proteínas de alimentos ou frações de proteínas reconhecidas como substâncias estranhas. No entanto, a integridade desta parede intestinal pode estar muitas …

Continuar lendo

Câncer de pele – Cuidados com a chegada do verão
Os cuidados com a exposição ao sol, devem ser tomados o ano inteiro, porém, com a chegada do verão, ficamos mais expostos às radiações pois a frequência das pessoas em piscinas, praias e lagos é maior. A maioria dos cânceres da pele está relacionada à exposição ao sol, por isso todo cuidado é pouco. O …

Continuar lendo

Novo teste rápido – Clostridium difficile antígeno
Clostridium difficile é uma bactéria anaeróbia que foi descrita pela primeira vez em 1935.  É a principal responsável de diarreia hospitalar. Trata-se de uma bactéria Gram-positiva, esporulada que apresenta dificuldade de crescimento em meios de cultura tradicionais, por este motivo, denominada “difficile” Atua como um patógeno oportunista, se desenvolvendo no intestino quando a microbiota indígena …

Continuar lendo